terça-feira, 26 de março de 2013

Vinho, vin, wine, vino

Bom dia  meus amigos,
Hoje vamos falar novamente de um tema que é inesgotável e que deixa meu coração macio...vinho! Já fiz aqui um apanhado breve sobre a bebida, como combinar de forma mais adequada vinhos e alimentos, agora mais umas diquinhas para aqueles que gostam:

1) vinho se serve na temperatura ideal, ok, mas qual é ela? Já vi atrocidades neste sentido, já escutei: "vinho se serve em temperatura ambiente" e daí, faz 40° no local e abrem um tinto....minha nossa senhora do alcool puro...porque só o que vai exalar em termos de aroma é o alcool com temperatura alta, a  "temperatura ambiente" é a da Europa pessoal...mas é fácil:
- vinho branco - 8 a 10°
- vinho tinto jovem - 13 a 15°
- vinho tinto envelhecido - 15 a 18°
-Champagne - 7 a 9° 
***lembrem-se sempre de não tocar no bojo do copo, isso altera a temperatura, a haste é comprida para isso, pegue nela  e até no "pé" da taça, mas nunca no bojo
****outra diquinha, é bom ter um termometro em casa, eu gosto muito dos termometros externos, são uma espécie de "bracelete" que abraça a garrafa, porque os internos o vinho deverá estar aberto e daí se não estiver frio...
*****se você não tiver uma adega de temperatura controlada, esfrie o vinho tinto na geladeira até a temperatura ideal.
****** em um balde de gelo, se voce combinar, gelo, alcool, sal e agua, o vinho gelará rapidamente.

2) abrir o vinho com delicadeza - em primeiro lugar vinho não é coca-cola, não tem que espocar na abertura, retire o lacre, cuidadosamente, existem ótimos cortadores de lacre no mercado, use um abridor bom (para não sofrer com a rolha) e vá retirando a rolha VA-GA-RO-SA-MEN-TE, para que não espoque no final;
 
3) decantar ou não decantar, eis a questão- em primeiro lugar, decantar consiste na transferência do conteúdo da garrafa para uma espécie de jarra chamada "decanter". Mas por que decantar o vinho? Por duas razões, para que o vinho "respire" e para que os resíduos que estejam nele possam ser separados:

Para respirar, sim, o vinho respira e, em contato com o oxigênio, os aromas ficaram mais perceptíveis - claro, desde que seja um bom vinho. Não adianta apenas abrir a garrafa e deixar por duas horas, como fazem algumas pessoas, porque o oxigênio só entrará em contato com a parte superior do vinho, é o processo de transferência para o decanter que oxigena o vinho- duas horas é o tempo indicado para os tintos com mais de 3 anos de adega, 1 hora para os vinhos com mais de 5 anos de adega e apenas 15 minutos para os vinhos de mais de 10 anos de adega;
Para separar os resíduos, normalmente os vinhos com mais idade tem mais resíduos no fundo da garrafa, então esses seriam  os vinhos para ser decantados, use um decanter transparente e faça o processo contra luz (existem pessoas que fazem contra uma vela, mas a vela aquece a garrafa), para que, no momento em que chegar a parte dos resíduos você pare de verter o vinho e deixe-os na garrafa, ou ainda, compre um decanter com um tipo de filtro - ah, em tempo, os resíduos dão um gosto amargo ao vinho, por isso retirar.
Há enólogos que discordam da decantação, tendo em vista que os vinhos mais antigos (e aí estamos falando de vinhos de mais de 10 anos de adega) podem sofrer com o impacto do processo, perdendo aroma. Há enólogos que acreditam que a decantação pode ajudar um vinho novo a receber uma dose de ar para dar um certo equílibrio, enfim, não há um consenso. Fica para você escolher entre decantar ou não, mas faça isso com suavidade, lembre-se, o vinho é delicado, requer cuidados e calma no manuseio (em especial das garrafas antigas), ao verter o vinho no decanter, faça com cuidado e com a menor distancia possível entre garrafa e decanter
.
4) vinho requer carinho- vinho é uma paixão, tem que ser tratado com carinho. As garrafas de vinho que ficam em adegas não devem ser "chacoalhadas"como se fossem um liquidificador, o vinho deve ser pego com suavidade, como se fosse um bebe.
5) guardando o vinho -ainda farei um capítulo "adega", mas até lá, se quiser armazenar vinho em casa ele deve ficar sempre entre 15 a 18 graus, no máximo, senão você terá um belo vinagre, temperatura menor "machuca" o vinho, essa é a ideal...você só conseguirá isso com uma adega climatizada ou um ar condicionado ligado 24 horas por dia.
Vinho se guarda no escuro, sem exageros, sem luz direta e a meia luz já está bom, na horizontal para que a rolha fique sempre umida.
6) a taça ideal- antes de mais nada, de cristal, sim e sim, vinho em copo de vidro comum muda o gosto!
Se for taça de degustação, que seja bojuda, com pé alto (para não tocar no bojo), com boca mais estreita que o fundo, para permitir apreciar melhor o bouquet. Enólogos tradicionais não se ligam em estilo de taças de degustação, mas o mercado precisa vender e existem inúmeras taças para cada tipo de vinho, abaixo alguns exemplos, eu particularmente gosto da taça de Bordeaux para todos os tintos e da taça de bourgogne branco para os brancos em geral:
Vinho Bordeaux
Bourgogne branco







Pinot Noir
Salut!

3 comentários:

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search